07/11/12

MARÉ DENTRO DE MIM... (Elizandra Souza)

Elizandra Souza é uma jovem autora negra da periferia de São Paulo/SP (Brasil), nascida a 3 de julho de 1983. Participa do coletivo COOPERIFA, movimento de poesia na periferia. Publicou Punga, em co-autoria com Akins Kinté, pela Edições Toró (2007). O poema a seguir é do seu livro "Águas da Cabaça", recentemente lançado.

MARÉ DENTRO DE MIM...
Estava sentada no meio fim
Passou uma maré agridoce
Batizada de...
Oh! Maré
O mar é...
O vento gaguejou e eu não entendi ao certo
Véus despencaram sobre o que é o outro
Rótulos rasgados, caídos no chão
Palavras confusas, pensamentos embaralhados
...
Linguagem diversa e confluente
Somos todos um, nas fronteiras do que imaginamos ser
Aprendi a sonhar doces flores,
Desejei mar dentro de mim
Cachoeiras desaguando assim como quem só quer partir

Parte de mim partiu
Mas inteira me tornei
Se terra e mar se contemplam,
Traga ventos, outras marés...
Lembranças do que é e do que foi
Sede de jogo e de conhecimento
Imposição – quer palavra mais dura?
Prefiro pisar em areias que movem o mundo
E que em um único segundo,
Traga mar onde eu ir...
Seja no asfalto urbano e penoso
Ou nos afluentes dos rios
Gosto de banhar-me de todas as águas
E o mar onde eu ir...
(p. 120-121)