02/01/13

Três Estações da Lisboa Hermética:
O Retrato da Cidade; Eu na Caixa e o Outro Inventado


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 […] A menina Maria Helena já pode abrir a pálpebra e aceitar a luz líquida das Águas Livres; alcançar a varanda e pedir o pão-nosso de cada dia pela injecção da morfina na seringa; penhorar a escada e subir ao quinquagésimo primeiro andar e resgatar os anões da Branca de Neve da gaiola, enquanto o radiologista do tráfico rodoviário dita os erros ortográficos da cartografia da cidade aos varredores de rua. Falta um degrau abaixo do nível do Mar de Carcavelos para que o diafragma capte a baleia submergindo com ajuda duma colher de chá no aquário. Bom dia, senhor Herculano! É notícia nos semanários que os gatos-pingados retiraram-se das rampas dos parques de automóveis e dos telhados à beira do rio — territórios onde os tigres acasalam ovos de perdizes com os marinheiros do Cais de Sodré. Na surdina, nos canteiros da Praça da Alegria, os Erasmus enrolam com os grilos nas unhas da Graça-nocturna. E por cima do ombro do Bairro Alto — originalmente feito a lápis de carvão — a sair da janela, o sono é impensável sem que o sal da electricidade sintonize: o sofá espatifado, o gato preto, o sonho e o poeta. Este sonho ridículo, o gato enganado no sofá e o poeta a beber o fumo de cigarro no escritório da advogacia; são naturalmente a Cidade de Lisboa no Outono de 1910 a inclinar-se [o navio] até a borda para chegar à água. Da rua Augusta à Praça de Comércio, os amantes limpam a correias das bicicletas, laçam cores quentes do arco-íris na gola da camisa e duas doses de doces caseiros nos lábios. No Beco da Amorosa a moça de vestido vermelho usa a língua para acender a vela e transforma as árvores em animal de corrida, carregando no dorso as paixões cinematográficas. Relinchos de éguas no relógio de parede; pontapés atléticos do feto a forçar para sair do estuque podre dos soalhos e Lisboa pulsando com a circulação dos eléctricos a queimar nas veias. A camioneta setecentos e cinquenta e cinco pára a meia distância da Primavera na estação dos cabo-verdianos, com o polegar sustendo os nós cegos da Ponte Vasco da Gama para que não desamarrassem com a queda eminente de chuva no guarda-roupa. Um rasto de pó de estrada esvoaça atrás do navio que devagar enfia-se na barra; e com isto: o estranho cicatriza ao acender do cigarro; ajeita a gabardine e esgota no primeiro bafo de fumo. O forasteiro de cigarro e gabardine, não é lisboeta nem estrangeiro — lúcido louco é a alma de um cão vadio; o cronista das avarias técnicas dos operários dos telecentros farejando pastéis de nata nas arruelas de São Bento. Vagueando pela Santa Apolónia com um chapéu esburacado e a sorrir para o Hércules sisudo que sumiu com a invasão napoleónica dos gafanhotos do império egípcio decorria o século dezanove. Lisboa toma forma de um copo com água: a menina com a cabeça nos joelhos, ao tocar os lábios no rebordo da chávena pressente a vibração dos transeuntes duma ponta a outra de Martim Moniz — e a gota de água é o mundo agarrado à roldana a encerrar a encenação quotidiana ao desligar a televisão. Um cão brinca ali longe na esquina com as folhas secas evoca de quando a gente o tem na mão; a bailarina em movimento de peixe carregado nos ombros os guardadores de rebanho e a fluvial entrada do Tejo pela greta da porta a mastigar o próprio rio pela orelha. Zapping ininterrupto de citadinos: dando comida japonesa aos pombos; cortando maçãs ao meio para dar partida aos que correm atrasados para os transportes públicos; a limpar bancos da praça com o frio dos mendigos a urinar para o chão num gesto de marcação da comarca; a descerem do autocarro sem tirar o olho do navio e a acariciarem os candeeiros com os fósforos do Verão que trazem os turistas para sétimo piso da colina do Castelo de São Jorge. No cronoscópio dos sóis as pequenas transparências da água na tigela a diluírem os itinerários dos pássaros que amadurecem nas árvores das alamedas. […]